Você sabe o que é líquen plano?

O que é líquen plano?

O líquen plano, na dermatologia, significa um problema de pele comum, que afeta 1% da população e varia bastante de pessoa para pessoa. Alguns desenvolvem muitas lesões, mas outros podem ter muito poucas. Tem tratamento, no geral eficiente embora demorado. Dr Cesar Bimbi, em conjunto com dois colegas, já publicou dois casos de variantes raras de líquen plano, um com lesões na língua e outro provocado por tatuagem.

Artigo sobre líquen plano publicado pelo Dr. César Bimbi, Dr. Carlos Gomes e Dr. Piotr Brzezinsk.

Quais os tipos de líquen plano?

O líquen plano tem muitas variantes. Pode dar lesões nos punhos, mãos, dentro da boca ou na língua, genitais, couro cabeludo e de formas muito variáveis, como manchas escuras, manchas brancas, falhas no cabelo etc.  O diagnóstico é difícil, por isso um dermatologista credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser consultado.

O líquen plano é contagioso?

A doença não é contagiosa e, geralmente, ocorre em adultos entre 40 e 60 anos. É raro em crianças. Afeta igualmente todas raças. A doença tem sido muito estudada e muitos relatos variados têm sido descritos. Muitos pesquisadores acreditam que seja um padrão de doença de pele, que corre paralelo a infecções virais com hepatite, herpes virus e zoster, que podem ser desencadeantes. Ou seja, que um vírus pode provocar uma reação não-viral ao provocar anticorpos. Mesmo que esse vírus não provoque infecção, a pessoa poderia apenas ser portadora. Alguns medicamentos, como anti-hipertensivos e mesmo a cloroquina, podem provocar lesões tipo líquen plano, assim como, fases fortes de estresse e ansiedade. Para definir, muitas vezes é necessário biópsia de pele.

Figura 1: Líquen plano na boca. Trabalho publicado esse mês (Dr Bastos Gomes, Dr Bimbi, Dr Brzezinski POL)
Figura 2: Um caso de líquen provocado pelo pigmento vermelho da tatuagem e limitado só a parte vermelha do desenho.

O líquen plano pode ser curado?

O tratamento controla a condição. No entanto, na maioria dos pacientes, o líquen plano vai curar dentro de 18 meses, e não retornar, embora alguns pacientes possam ter outros episódios muitos anos depois. Infelizmente, alguns tipos de líquen plano, como aqueles que afetam o couro cabeludo, unhas, boca ou genitais, podem durar muitos anos. Alguns tratamentos novos são melhores que os mais antigos.

O líquen plano pode deixar marcas?

Mesmo depois que o líquen plano ativo tiver curado, manchas mais escuras – do que a cor da pele original – podem persistir na pele por um longo tempo, particularmente na pele negra. Nesse caso, podem ser usados cremes clareadores, porém, se o pigmento residual não ficou bem na superfície da pele, mas 1 ou 2 milímetros abaixo, a medicação não clareia e usa-se equipamento de Luz Pulsada.

O líquen plano é grave? O que posso fazer para ajudar?

Não é grave, embora alguns pacientes sofram muita coceira. Tente evitar ferir ou arranhar sua pele, pois ela pode fazer com que novas manchas de líquen plano aparecerem, particularmente em uma fase ativa.

Se toma corticoides?

Para o líquen plano, muito extenso ou generalizado, o tratamento é com um curso de comprimidos corticosteroides e pomadas. Se houver pouca melhora na erupção cutânea, o tratamento de segunda linha com Acitretina (comprimido) pode ser considerado. Terceira linha inclui Metotrexato. Estes medicamentos não foram desenvolvidos para tratar o líquen (uso off-label), mas há algumas evidências de que eles podem ser úteis. Esses tratamentos não curam a erupção cutânea e é provável que piorem, se forem interrompidos prematuramente. O tratamento deve ser cuidadosamente monitorado com exames de sangue e, como qualquer medicamento, os riscos de efeitos nocivos versus benefícios precisam de cuidadosa consideração do dermatologista e do paciente.