O que é acne?

A acne é uma inflamação gerada pelas glândulas sebáceas, devido ao excesso de oleosidade. Assim, os poros ficam obstruídos e aumenta a quantidade de bactérias, gerando cravos e, posteriormente, com a inflamação, espinhas.

Mulher branca com toalha na cabeça espremendo acne no rosto sobre fundo bege

Quais as causas de acne?

Junto com a produção de hormônios sexuais em homens e mulheres, principalmente na fase da adolescência, há diferentes causas para a geração da acne. Fatores como alimentação, estresse, resposta imunológica e inflamatória, higienização do rosto e da pele e até medicamentos podem contribuir para o surgimento dessa inflamação, além da própria oleosidade da pele.

O que é a Área T?
Entenda a acne no rosto

A acne surge em diferentes locais no corpo, como costas, ombros, peito e rosto. Entre as causas dessa inflamação, um dos motivos para a quantidade de espinhas e cravos na conhecida área “T”, no rosto, sendo testa, nariz, bochechas e queixo, é pela profusão de folículos pilossebáceos e glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo. Quando ficam obstruídas, contribuem para a aparição das espinhas.

Mulher mostra zona T do rosto

Como tratar a acne?

O tratamento é específico para cada caso. Mas evitar a exposição ao sol, usar cremes não-oleosos no rosto, buscar o equilíbrio hormonal, realizar a higiene adequada da pele e não espremer os cravos e espinhas irão colaborar para amenizar as inflamações. Além disso, a orientação do dermatologista é imprescindível durante o tratamento.

Outros tratamentos em dermatologia: