O que é uma alergia de pele?
A reação inflamatória causada pela alergia na pele é comum em diferentes regiões do corpo como mãos, pés, braços, pescoço, costas etc. Seus motivos também variam conforme o organismo de cada paciente.
Principais sintomas da alergia na pele:
- Coceira e vermelhidão
- Irritação e descamação
- Manchas e sinais avermelhados ou brancos
O que pode causar alergia?
Picadas de insetos, plantas, pelos de animais, medicamentos, alimentos e até mesmo intoxicação alimentar, bijuterias, suor e materiais como shampoo, desodorante, detergente e cosméticos. As alergias também têm diferentes tipos, como a urticária, angioedema, dermatite de contato, dermatite atópica e dermatite seborreica.
Saiba quais são os tipos de alergias mais comuns:
A urticária é uma das alergias mais comuns entre a população, pois ocorre devido a reações por medicamentos, picada de insetos, calor e alimentos. A urticária alérgica se manifesta minutos após o contato com o agente causador, gerando manchas avermelhadas em relevo sobre a pele. A gravidade e a duração da reação alérgica irão variar em cada organismo.
O angioedema também é causado por reações alérgicas parecidas com as da urticária, porém é uma alergia mais grave e que reage nas camadas mais profundas da pele. O angioedema pode atingir as mucosas, desencadeando inchaço nos lábios, olhos, língua e vias respiratórias, podendo acarretar sufocamento.
Como o próprio nome diz, a dermatite de contato aparece logo após a aproximação com o agente causador. Na maioria dos casos, são objetos como bijuterias, látex, sabonetes e afins, que causam coceira e, posteriormente, bolhas.
Mais comum em bebês e crianças, a dermatite atópica aparece atrás de joelhos, cotovelos, lugares com dobras e regiões sensíveis. A lesão ocorre pela pouca hidratação da pele, ocasionando rachaduras, o que permite que bactérias atinjam o local e causem inflamações e coceira.
Quais os tratamentos para alergia na pele?
O tratamento para alergia de pele será indicado após avaliação de um dermatologista, levando em conta a intensidade dos sintomas e reações, bem como, o teste de alergia. Assim, o médico especialista pode realizar o procedimento com anti-histamínicos ou com corticoides, conforme for necessário.
Testes Alérgicos (patch-tests)
Também chamado de “Patch-Tests”, o teste de alergia é indicado para identificar o tipo de dermatite alérgica no paciente que, em muitos casos, se repete ou fica crônica e suas causas são desconhecidas.
O uso de corticosteroides tópicos e sistêmicos para um possível tratamento são os mais comuns a serem utilizados, mas é necessário ter o cuidado e não fazer o uso por um período longo de tempo, já que estes possuem dezenas de efeitos colaterais graves, como hipertensão, diabetes, aumento de peso, queda de cabelos. Para isso, a única cura da reação alérgica se dá por eliminação do contato ou da exposição ao alérgeno o que, com o teste, pode ser identificado e resolvido.
A aplicação do teste é feita nas costas do paciente por uma fita com alérgenos durante 48 horas. Após este período ela é removida para duas leituras das reações alérgicas. Substâncias de uso individual, profissional, no ambiente doméstico ou poluentes podem ser localizadas, auxiliando o paciente à evita-las e tratar a alergia. Em casos de perícia judicial para comprovação de nexo causal, o teste é definitivo.
O “Patch-Test” serve apenas para alergias de contato e casos selecionados de dermatite atópica, não tendo utilidade para urticaria. Para isso avaliação dermatológica previa é essencial para evitar dispêndio inútil de tempo.