Vírus HTLV-1: o primo do HIV

vírus htlv-1 dr césar bimbi

O que é o Vírus HTLV-1?

O HTLV-1 é um vírus linfotrópico, ou seja, infecta os linfócitos T (células de defesa do organismo), no mesmo modo HIV, desorganizando o sistema imune e deixando a pessoa mais vulneráveis a doenças. É um vírus recente, recém isolado na década de 80.

Qual a origem do vírus HTLV-1?

A origem dos HTL-vírus situa-se no contato com sangue de animais selvagens, na caça e ingestão. O rastreamento da origem chegou a caçadores de animais, em especial, macacos, de onde se deu a transmissão entre espécies. Novos vírus HTLV tipo 3 e 4 têm acometido caçadores, sendo isso hoje uma atividade de risco por esse e por outros microorganismos que nunca chegaram ao homem antes.

Quais os sintomas do vírus?

A grande maioria dos pacientes é portador são. Estimativa de infectados (com ou sem sintomas) no Brasil é de 2,5 milhões de habitantes, sendo a Bahia o foco principal. Também é frequente no sul do Japão, Caribe, selva africana e Ásia. Em cada 20 infectados, 1 apenas desenvolve sintomas, que são bem variados, como neuropatias (desde alterações de sensibilidade nas pernas, coluna lombar e perturbação urinaria) e alguns casos evoluem para leucemia ou linfoma. Doenças de pele que ficam difíceis de curar podem estar associadas ao vírus. Na boca, podem ocorrer alterações de papilas, secura e candidíase.

Quais são as formas de transmissão do Vírus HTLV-1?

Transmissão sexual, compartilhamento de seringas, ou mesmo amamentação via mãe infectada são modos de contaminação.  A detecção e diagnóstico se dá através de exames de laboratório através do método ELISA. Uma vez detectados, muitas vezes apenas o seguimento anual é necessário, sendo possível também tentar neutralizar o vírus através de medicações antirretrovirais.