Tratamentos para Alopecia Areata

Saiba mais sobre as causas e os tratamentos para alopecia areata.

O que é Alopecia Areata?

Alopecia é um termo para queda de cabelo. Logo, Alopecia areata é o termo usado para manchas ou falhas localizadas e arredondadas no couro cabeludo e barba. Em raros casos, podem acontecer em áreas maiores e, mesmo todo o couro cabeludo (alopecia totalis) ou mesmo pelos de todo o corpo (alopecia universalis).

Quais são as causas da Alopecia Areata?

Na maioria dos casos, 80% deles, existe uma só falha ou duas, e o crescimento ou a cura completa ocorre, mas leva de 6 a 12 meses. Embora a pesquisa médica nesse campo seja muito intensa, mesmo assim, pouco se descobriu até hoje sobre a causa: se sabe que anticorpos atacam os pelos como se fossem bactérias e eles caem por conta disso. Mas não se sabe por que isso se dá. Um caso em cada 20 está associado a anticorpos da tireoide, por isso se pede esse exame de laboratório, mas na maioria dos casos não existe essa conexão. Alguns casos coincidem com fases de estresse dos pacientes, mas a maioria dos casos não confirma.

Existe tratamento?

Os tratamentos se destinam a inibir a auto-imunidade dos anticorpos contra o raiz do cabelo, e existe várias possibilidades. Antes de tudo, se deve confirmar o diagnóstico e isso pode ser feito com aparelho dermatoscopio, que detecta alteração característica com engrossamento da ponta distal do cabelo. Micoses de couro cabeludo, líquen plano e, mesmo doenças sistêmicas, também podem provocar falhas no couro cabeludo que podem ser confundidas com alopecia areata.

O que fazer em caso de Alopecia Areata?

Desta forma, a consulta dermatológica é essencial para resolução adequada de cada caso. Corticosteroides, assim como, imunossupressores e imunomoduladores podem ser colocados, injetados ou ingeridos, porém, o risco de efeitos colaterais deve ser pesado caso a caso.  Lembrar sempre que em 80 a 90% dos casos se resolve ao longo de alguns meses com tratamento conservador e isento de para efeitos.