Porto Alegre/RS cbimbi@terra.com.br

Agende sua consulta

Crioterapia e criocirurgia

ORIENTAÇÕES APÓS PROCEDIMENTO

Dor – a crioterapia geralmente é bem tolerada, mas às vezes pode ser doloroso se um congelamento profundo foi necessário. Esse desconforto pode ocorrer tanto no momento do tratamento quanto por um tempo variável depois disso, alguns dias.

Analgésicos (paracetamol) tomados nas primeiras 24 horas pode aliviar o desconforto; também tomando um analgésico uma hora ou mais antes do tratamento previsto pode reduzir o desconforto.

Inchaço e vermelhidão – esta é uma resposta imediata normal ao congelamento na pele e geralmente se instala após dois a três dias. Por um tempinho a área tratada pode escorrer um pouco de líquido aquoso. Crioterapia perto dos olhos pode induzir inchaço das pálpebras inferiores, que se acomoda dentro de dias.

Compressas com água boricada ocular 2% (fria) em gaze, por 15 minutos, 3 vezes ao dia, ajudam.

Bolha – esta também é uma consequência comum da crioterapia. As bolhas se curam depois de alguns dias, à medida que a crosta se forma.

Algumas pessoas empolam mais facilmente do que outras e o desenvolvimento de bolhas não significa necessariamente que a pele está muito congelada. Ocasionalmente as bolhas podem ficar cheias de sangue.
Isso é inofensivo e pode só ser puncionado se a bolha doer e for muito desconfortável, usando uma agulha estéril.

Compressas com água boricada 3% (fria) em gaze, por 15 minutos, 3 vezes ao dia, ajudam.

Após as compressas, cobrir com gaze úmida em soro fisiológico ou água boricada para evitar ardência ao roçar a roupa ou outros objetos do dia a dia. Isso, durante uns dias após a aplicação , porque depois normaliza e não será mais necessário.

O que é crioterapia?

O termo “crioterapia” significa literalmente “tratamento com baixa temperatura” e refere-se à remoção de lesões cutâneas por congelamento. O produto mais comum usado pelos médicos é o nitrogênio líquido. Embora haja uma leve dor local sentida, a crioterapia normalmente não requer um anestésico local, e o procedimento em si dura alguns segundos.

A pele congelada torna-se branca e leva um a dois minutos para descongelar de volta à pele normal. Seu médico pode sugerir que o processo seja repetido uma vez que a pele descongelou. Depois de alguns dias, uma crosta se formará, e isso levará umas duas semanas para cair (às vezes um pouco mais, especialmente nas pernas). Normalmente, a área tratada acabará por parecer normal, em algumas semanas. Dependendo da natureza da lesão, mais de um tratamento pode ser necessário, e isso geralmente é repetido em intervalos regulares.

O que é nitrogênio líquido?

O nitrogênio líquido é o estado líquido do nitrogênio gasoso, que ocupa 78% do ar que respiramos. O nitrogênio líquido é extremamente frio, tendo um ponto de ebulição de menos 196 °c. É necessário armazenar e transportar em frascos especiais.

Quais condições podem ser tratadas com crioterapia e criocirurgia?

Uma grande variedade de lesões benignas superficiais (não cancerosas) podem ser tratadas com crioterapia, mas é mais comumente usada para remover ceratoses actínicas (uma área de pele danificada pelo sol, encontrada, predominantemente, em partes do corpo expostas ao sol), verrugas virais, ceratoses seborreicas, doença de Bowen e outras lesões benignas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Fale comigo pelo WhatsApp!
Powered by