Como aparece?

A urticária apresenta-se com reações cutâneas elevadas com muita coceira, conhecidas como pápulas (também conhecidas como urticária), que podem ser redondas ou em forma de anel e podem se unir. Eles vêm e vão em poucas horas. Eles podem aparecer em qualquer parte da pele. Os vergões individuais geralmente desaparecem por conta própria dentro de 24 horas sem deixar vestígios, mas a condição dura mais tempo.

Como saber a causa?

As avaliações para descobrir a causa dependerão de na consulta clinica saber todos remedios que o paciente está tomando, se piora com algum, os alimentos de rotina, os alimentos em viagem ou festas, uso de drogas recreacionais, tabagismo, doenças da tireóide, sintomas de fadiga, dores articulares,  e muitos outros elementos.

Exames laboratoriais de Imunoglobulinas, testes de inflamação, anticorpos antivirus e bacterias são direcionados conforme o caso.

Existe medicações novas e eficientes, porem a avaliação de causas da uticaria é essencial.

A urticária pode vir sozinha ou acompanhada de inchume  de áreas do corpo como face, lábios, pálpebras, língua e garganta. Esses inchumes podem, eventualmente ser graves e colocar sua vida em risco.

A urticária não é bem uma doença, mas uma reação irregular (desregulação) do sistema imune a algum fator que não está sendo bem aceito no organismo. Surgem como lesões elevadas na pele que causam muita coceira e que costumam ser fugazes, isto é, surgem, desaparecem em horas e mudam de lugar na pele. É comum. Afeta uma em cada 5 pessoas, em algum momento de suas vidas.

Várias são as causas, desde causas simples a causas complexas, o que torna a urticária um dos maiores desafios em termos de diagnóstico de causa em medicina. Assim, a descoberta da causa é que é a cura.

Localizada as causas – ou a causa –  cabe ao paciente tratar de eliminar. Se voltar a usar ou se expor, a reação volta.

A dificuldade é que existe centenas de causas possiveis.

Porisso, a cura depende do 50% do médico e 50% do paciente, das informações e observações.

É importante ao paciente seguir umas regras básicas, evitando o maximo possivel:

1. Corantes e conservantes em alimentos pré-embalados, os chamados pseudoalérgenos. Promovem inflamação ou reduzem mecanismos anti-inflamatórios naturais.
  2. Evite alimentos de lanchonetes, ultraprocessados, embalados, X-burgers, nuggets e balas coloridas (corante  em especial cor amarela tartrazina), contato com borracha e amendoim.
  3. A infecção crônica viral ( gripe, asma ) e o estresse mental e emocional às vezes podem preceder o início da urticaria e, uma vez estabelecidos, podem exacerbar os sintomas.
  4. Há evidências de disbiose no trato gastrointestinal em pessoas com urticaria. A disbiose se dá por alimentação hiperproteica como carnes de churrasco, nuggets, frango e temperos fortes e a reposição da flora intestinal pode ser feita de modo natural com yougurtes naturais sem conservantes, kombuchka, sopa japonesa misoshiro, entre outros. Cúrcuma, chá verde e frutas de agricultura familiar (sem agrotoxico), tem efeitos anitinflamatorios e podem ajudar na urticaria.
  5. O COVID-tardio pode ser responsavel por urticarias rebeldes.
  6. Remedios são causas frequentes de urticaria. Mesmo remedios que vem sendo usados há tempo podem de repente e depois de muito tempo produzir reações alergicas.

Autocuidados (o que posso fazer?) , continuando…

Não tome aspirina, ibuprofeno (e outros anti-inflamatórios não esteroides) ou opiáceos, como codeína, a menos que seja essencial, pois esses medicamentos podem agravar a urticária.

Observe medicações como Captopril, e medicações anti-pressão arterial, aumentou a dose recentemente?

Doces e salgados com amendoim. Ovos, nozes, frutas cítricas, borracha (látex) e contato gatos (saliva é alergênica).

Evite qualquer coisa que possa piorar a urticária, como , banhos muito quentes, calor, roupas apertadas e álcool. Os gatilhos variam entre pessoas.

Procure aconselhamento médico urgentemente se tiver problemas de coceira no céu da boca, respiração ou deglutição. Leve sempre comprimidos de LORATADINA10mg ou FEXOFENADINA180mg em viagens para utilizar logo em caso de crise de coceira.

Que é angioedema?

O angioedema geralmente afeta áreas moles da pele, como pálpebras, lábios ou dentro da boca, mas pode ocorrer em qualquer lugar. Esses inchaços geralmente demoram mais para desaparecer e tendem a ser dolorosos em vez de coçar. A urticária pode apresentar-se apenas com pápulas, angioedema ou ambos juntos.

Se o angioedema ocorrer sem vergões, pode ser uma doença hereditária chamada angioedema hereditário. Este é um problema diferente da urticária. Pode ser diagnosticado com exames de sangue e precisa de tratamento diferente.

O que causa a urticária?   urticária é causada pela liberação de histamina e outros produtos químicos das células da pele chamadas mastócitos. A urticária é muitas vezes considerada uma alergia, mas, na verdade, geralmente resulta da liberação de histamina dos mastócitos devido a outros motivos. Alérgenos em alimentos ou medicamentos podem às vezes causar urticária aguda.

Bebês e crianças pequenas:

Para bebês e pequenos, nos quais a urticária é rara, a alergia ao leite de vaca é a causa mais comum. À medida que as crianças crescem, elas podem reagir a diferentes alimentos, incluindo nozes, frutas ou mariscos, caso se tornem alérgicas. Picadas de abelhas,vespas e formiga-fogo podem causar urticária aguda especiamente em agricultores ou em visita a sítios.

Quais são os sintomas de urticária e angioedema? principal sintoma da urticária é a coceira; o angioedema geralmente não causa coceira, mas pode ser doloroso. Embora a urticária possa ser muito angustiante por causa da coceira e sua aparência, geralmente não tem efeito direto na saúde geral. No entanto, pode causar um alto impacto na qualidade de vida, incluindo o humor, e levar a problemas no trabalho e nos relacionamentos.

A urticária é hereditária? grande maioria das urticárias não é hereditária. O angioedema hereditário ocorre em famílias.

Como é diagnosticada a urticária crônica? sua aparência será suficiente para que seu médico faça o diagnóstico. Não há nenhum teste especial que possa identificar com segurança a causa da urticária. Em uma pequena porcentagem de pessoas, alimentos, corantes e conservantes parecem piorar a urticária, e ocasionalmente é possível identificá-los mantendo um diário alimentar. Essas substâncias podem ser deixadas de fora da dieta para ver se a condição melhora e, posteriormente, reintroduzidas para confirmar se são ou não a causa da urticária. No entanto, como a urticária é uma doença tão flutuante, isso nem sempre é preciso e nem sempre mostra o que está causando o problema.

A urticária pode ser curada?  objetivo do tratamento é suprimir os sintomas da doença até que ela melhore naturalmente, em vez de curá-la. Em cerca de metade das pessoas afetadas pela urticária crônica espontânea, a erupção dura de 6 a 12 meses e depois desaparece gradualmente. No entanto, pode durar consideravelmente mais. Em qualquer indivíduo, o curso da urticária é imprevisível se não avaliada corretamente. Deve ser submetida a exames para investigação da causa e é importante a disposição e cooperação do paciente.

Os antihistaminicos mais modernos não provocam sono.

Antialérgicos

Os mais antigos (hixizine) só podem ser usados ao deitar, por induzir sonolencia e acidentes ao dirigir ou operar máquinas. Levocetirizina, desloratadina, cetirizina, fexofenadina são os melhores e não interagem com o metabolismo ( bilastina) são os melhores e se usa 1 por dia.

Se usa cortisona?

Exceto em alguns casos selecionados pelo médico, não devem ser usados por mascarar as doenças, alem dos efeitos colaterais.

Outras urticárias raras:

Em alguns pacientes, fatores desencadeantes claros para urticária podem ser identificados, embora a causa permaneça desconhecida; estas são chamadas de urticárias induzíveis.

Existem vários tipos de urticárias: desencadeadas pelo calor, frio, fricção, pressão na pele e até mesmo pela água. As pápulas geralmente ocorrem em poucos minutos e duram menos de uma hora (exceto a urticária de pressão tardia, que é tardia no início e dura pelo menos horas). As urticárias físicas geralmente ocorrem em adultos jovens saudáveis, mas podem afetar qualquer idade. Alguns pacientes sofrem de mais de um tipo de urticária; eles incluem os seguintes tipos:

Dermografismo sintomático (“escrita na pele”). Neste tipo, os vergões com coceira ocorrem após o atrito, como esfregar ou acariciar a pele. E aparecem como linhas nos locais dos arranhões e geralmente duram menos de uma hora.

Urticária ao frio. Isso é desencadeado pela exposição ao frio, incluindo chuva, vento e água fria, causando coceira nas áreas geladas. Nadar em água fria pode causar inchaço extenso com risco de desmaio e deve ser evitado. Os pacientes devem relatar a urticária ao frio ao pessoal médico antes das operações para que possam ser mantidos aquecidos durante o procedimento.

Urticária solar. Isso é raro. Vermelhidão, coceira e vergões ocorrem na pele imediatamente após a exposição à luz solar e duram menos de uma hora após evitar a exposição.

Urticária aquagênica. Isso é extremamente raro. Pequenas vergões ocorrem na pele no local de contato com a água, geralmente na parte superior do corpo.

Urticária de pressão tardia. A urticária se desenvolve onde a pressão foi aplicada à pele, por exemplo, de roupas apertadas ou de ferramentas de aperto. Normalmente, o inchaço se desenvolve várias horas depois. Pode ser doloroso e dura mais de um dia. Pessoas com urticária de pressão tardia quase sempre também têm urticária espontânea.

Urticária colinérgica – Isso ocorre sob condições que causam sudorese, como esforço, calor, estresse emocional ou ingestão de alimentos picantes. Em poucos minutos, aparecem pequenos inchaços pruriginosos com vermelhidão, geralmente na parte superior do corpo, mas podem ser generalizados. Os vergões duram menos de uma hora, mas em casos graves podem se juntar para formar inchaços maiores. Os anti-histamínicos geralmente ajudam. Eles podem ser tomados uma ou duas horas antes de um evento desencadeante (por exemplo, exercício) se não forem frequentes.

Urticária de contato – Vários produtos químicos, alimentos, plantas, animais e produtos de origem animal podem causar vergões em poucos minutos no local de contato. Estes não duram muito. Algumas das causas mais comuns são ovos, nozes (por exemplo, amendoim), frutas cítricas, borracha (látex) e contato com saliva de cães e gatos. As reações são ocasionalmente graves, por exemplo, após contato com borracha e amendoim em indivíduos muito sensíveis.