Uso de ciclosporina em pacientes com dermatite atópica grave

A dermatite atópica (DA) é uma doença inflamatória da pele, multifatorial, crônica e recorrente, caracterizada por lesões eczematosas e prurido intenso. Nos casos graves refratários aos tratamentos tópicos, tem se utilizado imunossupressão sistêmica para o controle da doença, sendo a ciclosporina considerada como terapia de escolha. A ciclosporina é um dos tratamentos de primeira linha para DA grave e tem se mostrado eficaz, porém apresenta efeitos adversos que devem ser monitorizados.

ciclosporina = Sandimmun Neoral 25mg Novartis

Dos tratamentos sistêmicos convencionais, a ciclosporina é considerada de primeira linha para formas refratárias à terapia tópica, e a única com essa indicação em bula aprovada no Brasil.

A ciclosporina é um potente imunossupressor que age primariamente nas células T inibindo a calcineurina e a transdução do sinal mediada pela ativação do receptor das células T, sendo considerada por muitos como terapia de escolha nos casos de dermatite atópica grave.

Uma meta-análise com 15 estudos demonstrou eficácia da ciclosporina em 55% após 6 a 8 semanas de tratamento.

Houve melhora na área de superfície corporal afetada pela Dermatite Atópica, eritema, sono e redução de uso de glicocorticoide

Quanto ao perfil de segurança, os principais efeitos adversos que levam à descontinuação do tratamento são:

alteração de função renal

hipertensão arterial

sintomas neurológicos

fadiga

sintomas gastrointestinais.

Dessa forma, é necessário monitoramento clínico e laboratorial, especialmente da função renal e de pressão arterial durante o acompanhamento dos pacientes em uso desta droga. Fazendo isso, o risco é reduzido, pois qualquer alteração renal ou na pressão arterial pode ser revertida se o remédio for suspenso.

Quanto tempo dura o tratamento?

A DOSE DE ATAQUE é feita em com 3,5 a 5 mg peso ao dia em 3 tomadas e  quando melhora clinicamente, se baixa a dose. O tratamento costuma ser prolongado.

Se utiliza, antes do tratamento, algumas doses de vermífugo e de sulfas ( Bactrin ).

Função renal (exames de ureia creatinina) e controle da tensão arterial são necessários.