Porto Alegre/RS cbimbi@terra.com.br

Agende sua consulta

Tratamento da acne

Tratamento da acne
Tratamento da acne

É possível curar a acne ou é melhor deixar passar a fase ?

O tratamento deve ser feito logo para evitar lesões permanentes ( as marcas ou cicatrizes de acne).

Atualmente – de 1 ano para cá –  os conceitos e as formas de tratamento da acne mudaram consideravelmente e tratamentos são mais eficientes e com menor chance de recidivas com curas definitivas e recuperação das cicatrizes e marcas

Precisa antibióticos?

Cada vez se usa menos, por induzir a resistência bacteriana, isto é: amanhã ou depois o paciente tem alguma infecção respiratória ou de vias urinarias e a bactéria já está acostumada com antibióticos e não responde ao tratamento.

Quando existe lesões com pús na face o tratamento por via oral é associado, utilizando-se antibióticos específicos, da classe das ciclinas (tetraciclina, doxiciclina, minociclina, limeciclina) ou macrolídios (eritromicina) ou sulfas (sulfametoxazol-trimetoprim), sempre associados ao tratamento local com retinoides ou peróxido de benzoíla ou ácido azeláico.

O tratamento com antibiótico oral deve ser feito por, no máximo, três meses.

Roacutane e Isotretinoina é a mesma coisa?

Sim, Roacutane é marca comercial do fármaco isotretinoina.

Quando não há uma boa resposta aos tratamentos e se percebe uma tendência para cicatrizes ou um importante impacto negativo na qualidade de vida, deve ser indicada, o mais precocemente possível e desde que não existam contraindicações, a isotretinoína oral, mesmo em casos moderados.

Mas cuidados são necessários em mulheres em idade de gestação possível quando há possibilidade de gravidez, pois pode causar danos graves ao feto.

Nesses casos é obrigatório afastar gravidez com um teste, aguardar a menstruação para iniciar o tratamento e se assegurar sobre o uso de métodos anticoncepcionais, iniciado um mês antes, mantido durante todo o tratamento e por um período de um mês após a suspensão da droga. Mas não existem riscos para gestações no futuro. O homem pode tomar tranquilo que não há nenhuma influencia da isotretinoina sobre espermatozoides.

Não é remédio muito forte e perigoso?

Não. Os efeitos colaterais mais comuns são: ressecamento dos lábios em 100% dos casos, e as vezes de nariz, olhos, pele do corpo; aumento do colesterol é raro, triglicerídeos e enzimas hepáticas podem acontecer mas é raro. Comparado com os demais tratamentos os efeitos colaterais são comparáveis, ou ate´vantajoso a isotretinoina. O preço dos remédios é semelhante.

Prevenção

A prevenção começa com higiene adequada da pele com um sabonete ou produto de limpeza indicado especialmente para pela oleosa.  Também se deve evitar cosméticos que aumentem a oleosidade. A pele pode melhorar após a exposição ao sol, porém, essa melhora é apenas temporária e a exposição exagerada acarreta piora do quadro. As pessoas com acne, como todos, devem se expor ao sol de maneira cuidadosa, racional e orientada.

Em resumo?

Evitar remédios de balcão de farmácia, pois não curam e não curando vai acumulando cicatrizes e manchas que levam a constrangimento social. Procure um dermatologista e se prepare para um tratamento longo de 6 meses, com reavaliações mensais.

Na maioria das vezes o resultado é excelente e resulta em um problema a menos na vida do paciente.  Cicatrizes respondem muito a sessões de LASER.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Fale comigo pelo WhatsApp!
Powered by