Sociedade Brasileira de Dermatologia promove campanha sobre Psoríase

Campanha Psoríase Tem Tratamento

Com o tema, “É você quem define como vai ser sua vida, não a psoríase”, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase, reforçando a celebração do dia mundial da doença, que acontece em 29 de outubro.

Conscientização sobre a Psoríase

A data busca conscientizar e alertar a sociedade sobre o tema, ainda discriminado por muitas pessoas pelo fato de a psoríase ser uma doença de pele crônica e suas causas seguirem desconhecidas até hoje. De uma maneira geral, as lesões de pele causadas pela psoríase são caracterizadas por manchas arredondadas e avermelhadas, que geram um aspecto descamativo na pele, em regiões como joelhos, cotovelos, mãos, unhas, pés e couro cabeludo.

Entre as principais complicações da doença, está a evolução dos sintomas, tidos como imprevisíveis, como a Artrite Psoriásica, doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo. Embora não tenha cura, a cada ano, novas formas de controlar a doença estão sendo desenvolvidas e realizadas por dermatologistas, por meio de tratamentos tópicos, sistêmicos e com fototerapia, proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes.

Psoríase tem tratamento

Desde 2016, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza a campanha Nacional de Conscientização da Psoríase. A hashtag #PsoríaseTemTratamento é um dos slogans da ação, que visa proporcionar maiores esclarecimentos sobre essa doença autoimune, que afeta 3% da população mundial.

No Brasil, 5 milhões de pessoas sofrem com a psoríase e carecem de auxílio público e social. Entre as principais demandas dos pacientes, a busca pela criação de políticas públicas ainda é bastante discutida. Em Porto Alegre, no dia 2 de outubro, a Frente Parlamentar pela Psoríase e Artrite Psoriática foi instalada na Assembleia Legislativa do Estado, com o objetivo de facilitar o diagnóstico e o tratamento precoce, pois em casos mais graves, os medicamentos avançados são obtidos pelos pacientes via judicial, aumentando as dificuldades para o controle da doença à uma parcela da população.

Contudo, a prevenção segue como a maneira mais adequada de tratamento contra a psoríase. Por isso, é importante buscar sempre a avaliação de um dermatologista! 👨‍⚕  #PsoríaseTemTratamento.