Porto Alegre/RS cbimbi@terra.com.br

Agende sua consulta

Patch test ( teste epicutaneo, teste de contato )

Esse teste alérgico é o padrão-ouro para descobrir as causas de alergias de pele, as chamadas dermatites de contato. O tratamento crônico e repetido dessas alergias com cortisona, em comprimidos, injeções ou pomadas e cremes não deve ser prolongado, pois causam grande numero de efeitos colaterais, desde retenção de líquidos e aumento de peso até estrias, queda de cabelo e glaucoma. Por isso, investigar a causa é essencial através de testes alérgicos.

Não é qualquer teste que pode resolver. O Teste indicado é o patch test (teste de contato, ou chamado também teste epicutaneo).

Algum teste complementar de Imunoglobulina-E pode ser também necessário.

Como é esse teste?

É feito através de fitas especiais nas quais são colocados alérgenos, preparados no dia do teste. O paciente necessita consulta prévia, a não ser que já venha encaminhado ou tenha diagnóstico definido.

Normalmente o paciente comparece uma 3ª feira para aplicação do teste e já marca o retorno na 5 feira para retirada da fita.

Como é o patch test ( teste epicutaneo, teste de contato )?

O paciente chega no consultório e fitas contendo alérgenos mais comuns são colocadas nas suas costas, em fitas Finn Chambers, cômodas e semelhantes a micropore. O paciente sai com as fitas aplicadas.

Não existe nenhum tipo de dor, injeção ou picada.

Os alérgenos são pesquisados como os mais comuns regionalmente. Por isso, não são recomendáveis testes estrangeiros, onde os elementos que provocam alergia são diferentes em relação aos existentes no Brasil.

O paciente deve permanecer com ela nas costas por 48 hs. Em 2 dias portanto, é necessária uma reconsulta para remover as fitas e ver resultado e nova revisão se faz no dia seguinte.

A leitura é feita, observando qual ou quais alérgenos reagiram. A partir daí, se pode conseguir uma lista de situações diárias onde se tem contato com o alérgeno sensível e se pode evitar essas situações e evitar a alergia.

Esse trabalho vai requerer muita atenção por parte do paciente.

Contraindicação do teste:

•grávidas ou amamentando;

•Pacientes usando corticóide sistêmico e outras medicações imunossupressoras

•Pacientes em uso de corticóide tópico (cremes, pomadas, géis, etc) nas costas, onde será afixado o teste

Como agendar o teste?

Através do whattsapp da clínica (51) 98910.1274.

No dia da aplicação, recomenda-se vir de banho tomado e sem aplicação de nenhuma pomada de cortisona, que poderia interferir no resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Fale comigo pelo WhatsApp!
Powered by