Porto Alegre/RS cbimbi@terra.com.br

Agende sua consulta

Ceratoses Actínicas

As ceratoses actínicas são áreas da pele danificadas pelo sol, encontradas em partes do corpo expostas ao sol, nos antebraços, dorso das mãos, rosto, orelhas, couro cabeludo calvo e parte inferior das pernas. Elas também podem ocorrer nos lábios.

O que significa Ceratose Actínica ?

Actínico  significa  “induzido pela luz solar”. O termo ceratose refere-se a pele espessada.

O que causa o desenvolvimento de ceratoses actínicas?

Elas são causadas ​​pela exposição cumulativa ao sol ao longo de muitos anos, desde banhos de sol, uso de espreguiçadeiras, trabalho ao ar livre ou atividades recreativas. Elas são, portanto, mais comuns em pessoas mais velhas. Indivíduos de pele clara, olhos azuis, ruivos ou loiros, que se queimam facilmente ao sol, estão particularmente em risco. As ceratoses actínicas não são contagiosas.

Qual a aparência e sensação das ceratoses actínicas?

As ceratoses actínicas podem ter aparência variável, mas, na maioria das vezes, a aparência é notada pela mudança na cor ou textura de um pequeno pedaço de pele. No início, elas podem ser difíceis de ver, mas podem simplesmente parecer ásperas ou escamosas, parecendo pele seca. Normalmente são de cor rosa, mas podem ser da cor da pele ou vermelha. Eles podem crescer até um centímetro ou dois de diâmetro e, ocasionalmente, desenvolver uma camada verrucosa mais espessa. A pele ao redor, frequentemente, parece danificada pelo sol (manchada, sardenta e enrugada).

Como é o tratamento?

Se faz criocirugia, que é aplicação de nitrogênio liquido através do aparelho chamado Cry-Ac ( veja foto abaixo ), chegando-se a ótimos resultados.

É necessário tratar?

Sim! Existe um risco pequeno de que uma ceratose actínica possa progredir para uma forma de câncer de pele. Pessoas com ceratoses actínicas também estão em maior risco de desenvolver outros tipos de câncer de pele. Se uma ceratose actínica se transforma em um caroço, cresce muito rapidamente, torna-se sensível, forma uma úlcera ou começa a sangrar, então o conselho médico deve ser procurado, pois essas mudanças podem indicar o início precoce do câncer de pele (carcinoma de células escamosas). Pessoas em maior risco são aquelas que têm numerosas manchas de ceratose actínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Fale comigo pelo WhatsApp!
Powered by