Porto Alegre/RS cbimbi@terra.com.br

Agende sua consulta

As causas da ACNE

A acne é causada principalmente por células da pele mortas dentro de um póro ( folículo piloso ) que se acumulam devido a uma superprodução de queratina ( a capa de fora da pele ). Esses aglomerados podem então misturar-se com a oleosidade que está sendo produzido pela glândula sebácea e formar um bloqueio, entupindo o póro. As bactérias podem então crescer no bloqueio e levar à acne inflamada. Quanto mais oleosidade suas glândulas sebáceas produzirem maior a probabilidade de se agruparem e formarem bloqueios nos póros.

DNA e Hormônios

Hereditariedade controla quantidade de queratina que sua pele produz e tamanho de suas glândulas sebáceas. É por isso que há tendência familiar. As glândulas sebáceas estão mais concentradas na pele do rosto, peito e costas. É por isso que essas são as áreas onde a acne aparece mais frequentemente.

DNA pode afetar suas chances de desenvolver acne pois controla seus hormônios. Testosterona e DHT são dois hormônios que contribuem para a acne. Eles deixam o sangue e se ligam com receptores hormonais na pele, onde ampliam a glândula sebácea e aumentam a quantidade de óleo que produz, o que pode resultar em células mortas de adesivo e mais bloqueios de folículos.

Testosterona e DHT começam a aparecer no corpo na puberdade. É por isso que acne tende a começar a ocorrer na adolescência e os meninos tendem a ser mais afetados. Embora, à medida que as mulheres passam por seus ciclos menstruais, o equilíbrio dos hormônios em seus corpos mude. É por isso que as mulheres tendem a ser afetadas mais pela acne do que os homens ao longo de suas vidas adultas.

Se deve fazer dosagem de hormônios , então?

Na grande maioria dos casos, não. Porque a dosagem no sangue não é o mais importante. Mesmo com níveis normais de hormônios no sangue esses hormônios se ligam mais aos receptores hormonais na pele. Portanto, os exames de sangue dificilmente mostrarão níveis hormonais elevados, pois muitos dos hormônios podem não estar mais presentes no sangue.

É possível curar a acne ou melhor deixar passar a fase

O tratamento deve ser feito para evitar lesões permanentes, as marcas ou cicatrizes de acne. Atualmente – de 1 ano para cá –  os conceitos e as formas de tratamento da acne mudaram consideravelmente e tratamentos são mais eficientes e com menor chance de recidivas com curas definitivas e recuperação das cicatrizes e marcas.

Limpeza de pele resolve?

Auxilia de modo passageiro, por uns dias, sendo útil para melhorar as espinhas antes de um evento, porem jamais irão resolver de modo definitivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Fale comigo pelo WhatsApp!
Powered by