Porto Alegre/RS cbimbi@terra.com.br

Agende sua consulta

Alopecia Areata

O que é Alopecia Areata?

Por alopecia areata ( significa: queda de cabelo em áreas redondas ) se diz de falhas arredondadas que surgem no cabelo, barba e às vezes em outras áreas do corpo, e, na grande maioria das vezes, sem causas que se possa definir concretamente. Em alguns casos, mas poucos, os exames de tireoide desses pacientes estão alterados, noutros casos umas situação de stress intenso pode anteceder esse tipo de alopecia. Muitas vezes, o cabelereiro é que descobre e avisa.

Como e porque isso acontece?

O mecanismo imunológico básico sobre como ocorre se sabe. É autoimune via imunidade celular através de linfócitos-CD8: ocorre infiltrado inflamatório de células T e macrófagos ao redor do bulbo do cabelo e isso inicia a perda dos pelos.

Porque acontece isso a ciência não descobriu. O que existe na internet são hipóteses, apenas, muitas sem nenhum fundamento.

É queda definitiva?

Na maioria das vezes, o cabelo da região da falha recupera. Uma vez ou outra recupera parcialmente, ou não recupera, mas há tratamento.

Tem tratamento?

Sim, e é variável dependendo da intensidade das falhas. A revista médica norte americana Pediatric Dermatology publicou artigo cientifico do Dr Cesar Bimbi em conjunto com Uwe Wollina PhD Department of Dermatology and Allergology, Hospital Dresden-Friedrichstrasse Germany e Dra Georgia Kyriakou, University General Hospital of Patras, Greece sobre Alopecia areata. Esse mesmo artigo foi tema de reunião clinica em 15th May 2021 da Liverpool Medical School e Dermatology Society inglesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Fale comigo pelo WhatsApp!
Powered by