Porto Alegre/RS cbimbi@terra.com.br

Agende sua consulta

Alergia ao látex e borracha

É uma reação dos nossos anticorpos a certas proteínas encontradas no látex da borracha, (resina da seringueira misturada com produtos químicos).

3% da população é alérgica ao látex, e esse índice sobe a 10% no pessoal da saúde, pelo uso de luvas.

figura abaixo mostra as inúmeras fontes de contato que podem ser causas de alergias na pele. Frutas como abacate, manga e nozes aparecem na figura porque suas moléculas são similares a da borracha, assim o sistema imune pode “se enganar” e iniciar uma reação alérgica pensando ser látex ( chama-se reação cruzada).

A alergia ao látex pode causar coceira na pele e urticária ou até (em certas pessoas) anafilaxia, uma condição potencialmente fatal pelo inchaço na garganta e dificuldade respiratória grave.

Assentos de automóveis e bicicletas, ou a direção; mangueiras, bolas de tênis, preservativos, roupas esportivas, botinas e EPIs, fitas adesivas etc.. são causas comuns de alergias;

Alguns casos, recentes, que mostram a variedade de reações a borracha:

Alergia do látex do bico: desde os primeiros meses, o paciente vinha apresentando vermelhidão ao redor da boca, que melhorava com pomada antialérgica, mas piorava em seguida. Pelo lugar da alergia, pensou-se em alergia ao látex do contato com o bico, o que é comum. Após a troca por bico hipoalergênico (sem látex) a alergia nunca mais retornou.

Em crianças, além do bico, balões de festas, brinquedos, mouses, elásticos de cabelo podem gerar reações. Na fase adulta, equipamentos esportivos e de natação, band-aids, sutiãs e roupas com etiquetas ou peças de borracha  merecem cuidados.

Óculos de  natação de borracha: borracha de óculos ou de outros produtos em contato direto com a pele:

Dúvidas:

Como e porque isso ocorre?  Por erro dos anticorpos, que atacam moléculas de substâncias que não fazem mal e geram uma reação desnecessária. O sistema imune é próprio de cada pessoa, como uma impressão digital única. Por isso as alergias são únicas de cada pessoa.

Como é possível descobrir a causa da alergia? Ou por observação atenta do que a pessoa usou de 3 dias antes da reação no local afetado, ou na impossibilidade, por teste alérgico.

Eu sempre usei esse produto, como é que só agora tenho alergia a ele? Sensibilidade alérgica pode ser aos poucos (por exposição constante de baixas concentrações) ou abruptamente. Portanto, pode sim só dar alergia depois de anos de uso. Às vezes a reação é mais rápida, isso é variável.

O pó de dentro da luva é ruim? Partículas de poeira ou talco presentes nas luvas formam ligações com as proteínas e podem transportá-las pelo ar na forma de aerossóis.

Eu já nascí alérgica a látex? As alergias desse tipo não ocorrem por tendência familiar, (ao contrário da asma, rinite e urticária). A dermatite depende do contato repetido com materiais alergênicos  (látex, medicações, antissépticos)  fortes indutores  da sensibilização. A partir de um certo momento, os linfócitos tornam-se sensibilizados e a reação alérgica começa a ocorrer e voltará a ocorrer ou aumentará em intensidade em novos contatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Fale comigo pelo WhatsApp!
Powered by