Desde 2020 realizamos aplicações padronizadas de LASER Nd:YAG1064nm para onicomicoses. Os candidatos são pacientes que tem infecções fúngicas crônicas que não respondem a antimicoticos tópicos e não desejam mais um remédio 💊 a conta diária de comprimidos ou mesmo não podem tomar devido a hepatotoxicidade do itraconazol ou terbinafina. As primeiras observações são positivas e concordantes com outros estudos. Fomos solicitados pelos editores da ClinicSearch Publishing LLC a colaborar com a revista de clínica medica asiática Clinical Research and Clinical Reports (CRC) em artigo sobre YAG Laser no combate a onicomicose. O artigo foi publicado na edição de janeiro de 2024.
Aplicações de laser são uma alternativa cada vez mais utilizada no tratamento das onicomicoses. O efeito da fototermólise seletiva inibe o crescimento do fungo e o destrói.
O Nd-YAG laser long-pulse 1064nm, que é bem tolerado e tem eficiência significativa. Em nossa experiência, nenhum paciente abandonou o tratamento por desconforto.
A maioria sente calor suportável ou sensação de queimação e a aplicação dura cerca de 5 minutos por unha.
A maioria obteve graus variados de avanços no tratamento.
Por ser técnica nova, não há protocolos rígidos e alguns pacientes resolvem com uma sessão, outros com mais. Depende do percentual de área contaminada e depende da espécie de fungo. Candida albicans responde mais e Tricophytum rubrum menos LASER