Agende sua consulta

Impetigo é infecção bacteriana comum em crianças e contagiosa. É causada pela contaminação de outra pessoa infectada ( as vezes assintomática ) por duas diferentes bactérias:

  1. Staphylococcus aureus que desenvolve colônias na pele e narinas de pessoas sãs
  2. Streptococcus pyogenes (estreptococos beta-hemolíticos do grupo A) que habita normalmente nossa pele, boca e trato respiratório superior.
    Essas bactérias se conseguirem entrar em brechas da pele ( cortes, picadas de inseto, arranhões ) multiplicam-se e provocam a infecção, com pús, bolhas e coceira.
    Crianças entre dois e seis anos são mais afetadas e no verão especialmente. O contagio se dá pelo contato direto, secreção nasal, ou objetos manuseados por pessoas com a infecção e depois manipulados por outros, carregando a bactéria para sí.
    Embora seja uma infecção banal e comum, necessitam tratamento rápido para evitar disseminação e novas feridas e também evitando contagio de outras pessoas. Complicações para os rins podem ocorrer em casos de demora excessiva no tratamento.
    Algumas vezes, o impetigo é uma complicação de micoses e alergias, em especial quando corticoides em pomada ou sistêmicos são usados ( diminuem a resistência imune ).
    A consulta com pediatra, médico de família ou dermatologista é a ação correta para o diagnostico e tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *