A tromboflebite superficial (trombose venosa superficial) é uma inflamação de uma veia logo abaixo da superfície da pele, que resulta de um coágulo sanguíneo. Essa condição pode ocorrer após o uso recente de um catéter de acesso venoso ou uma pancada ou outra forma de traumatismo local. Ocorre nas pernas mais frequentemente ( das veias varicosas), mas também pode afetar veias superficiais na virilha ou nos braços. Alguns sintomas: dor e sensibilidade ao longo da veia e endurecimento e sensação de cordão.
Dor e inchaço aparecem rapidamente na área inflamada. A pele sobre a veia torna-se avermelhada e a área afetada fica quente e muito sensível. Como o sangue da veia está coagulado, ela se parece com um cordão duro sob a pele e não é mole como uma veia normal ou com veias varicosas. A veia pode mostrar-se rígida ao longo de todo o seu comprimento.
A tromboflebite superficial geralmente é uma condição benigna e de curto prazo. Os sintomas geralmente desaparecem em 1 a 2 semanas, mas endurecimento da veia pode permanecer por muito mais tempo.
Envolve uma reação inflamatória súbita (aguda) que faz com que o coágulo de sangue (trombo) cole firmemente à parede da veia, o que reduz a probabilidade de que ele se desprenda. Ao contrário das veias profundas, as veias superficiais não têm músculos que as rodeiam que podem comprimir e desalojar um coágulo de sangue.
Por essas razões, na trombose venosa superficial, raramente ocorre o desprendimento de um trombo (embolia).
Mas se ocorre repetidamente em veias normais, pode indicar uma doença em um órgão interno.
Uma ultrassonografia pode verificar se há um coágulo de sangue nas veias profundas.