Porto Alegre/RS cbimbi@terra.com.br

Mastocitose A mastocitose é um distúrbio encontrado em crianças e adultos que resulta de muitas células tipo mastócitos no corpo. Encontrados mais comumente na pele, revestimento do estômago, intestino, ossos e tecido conjuntivo, mastócitos desempenham um papel importante em ajudar o sistema imunológico a combater doenças e infecções.

Existem vários tipos de mastocitose reconhecidas na pele (cutânea), enquanto aquelas que envolvem também os órgãos internos são chamadas de sistêmicas.

A mastocitose cutânea maculopapular (MPCM) (anteriormente conhecida como Urticária Pigmentosa (UP)) é o padrão de mastocitose cutânea mais comum e envolve manchas róseas ou marrons na pele. Em crianças, as manchas podem ser pequenas ou grandes, enquanto em adultos elas são mais comumente pequenas e às vezes são consideradas sardas.

A mastocitose é causada na maioria dos pacientes adultos por uma alteração genética em uma proteína chamada KIT nos mastócitos, que resulta em acúmulo excessivo em diferentes partes do corpo. O aumento do número de mastócitos aparece como marcas rosa ou escuras que podem coçar. Existem diferentes padrões desta doença rara e todos os tipos podem causar reações anafiláticas.

Incidencia: uma pessoa por 10.000-30.000 pessoas.

Recomendações a portadores de mastocitose:

Como a mastocitose envolve excesso de celulas produtoras de histamina, reações alérgicas podem se seguir a algumas situações. Cada paciente tem algum item especifico, não há padrões especificos de reações e num mesmo paciente os fatores desencadeantes podem mudar com o passar do tempo.

Mudanças repentinas de temperatura (incluindo pular em água fria)

Inalantes (perfumes, fumaça, produtos químicos, aromas naturais)

Fatores emocionais Estresse

Doenças infecciosas Virais (especialmente respiratórias e gastrointestinais)