Agende sua consulta

Já está aparecendo nos consultórios dermatológicos brasileiros, onde a comida japonesa tem prestigio e a presença de descendentes japoneses é importante a dermatite por cogumelos.
O consumo de cogumelos shiitake ( Lentinus elodes ) é intenso no Japão e vem avançando no ocidente, graças aos bons potenciais da cozinha japonesa. Esse cogumelo tem propriedades bioativas muito interessantes e tem sido estudado efeito antitumoral e antimicrobiano.
Algumas pessoas tem hipersensibilidade a um componente desse cogumelo e desenvolvem a conhecida dermatite flagelada, em que o paciente parece ter sido chicoteado nas costas.
O componente degrada acima de 150 graus centigrados, portanto a dermatite só é observada no consumo crú ou na forma de chá, e em algumas pessoas.
As marcas ocorrem nas costas, barriga e pernas e aparecem algumas horas após o consumo. Apesar de intensas e assustadoras, não costumam coçar muito e não tem relação nem com angioedema nem urticaria ( outro mecanismo de ação ). Mas uma consulta é necessária para afastar outras patologias parecidas e para tranquilidade do paciente, já que é autolimitada e desaparece sem tratamento em alguns dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *