Porto Alegre/RS cbimbi@terra.com.br

Agende sua consulta

3 dicas para evitar o melasma no verão

O melasma afeta a autoestima das mulheres. Pesquisas realizadas estimam que 15 a 35% das mulheres adultas sofram com essa alteração pigmentar da face. Com os raios solares mais intensos nesta época do ano, algumas dicas são fundamentais para prevenção das manchas escuras na pele. Confira:

Como prevenir o surgimento do melasma?

O surgimento do melasma pode estar relacionado à fatores hereditários e hormonais, variando de paciente para paciente. Apesar de ser mais comum no público feminino, o melasma também pode surgir em homens, de acordo com seus hábitos de sol, profissão e estilo de vida. Pessoas com pele morena têm mais pré-disposição a adquirir as manchas pela maior facilidade de pigmentação. Mas há cuidados bem simples de prevenir isso:

1) Use filtro solar diariamente

No verão, a principal recomendação é fazer uso do filtro solar com o fator de proteção mais indicado para o seu fototipo. A proteção contra os raios solares é essencial até em dias nublados. Vale ressaltar também que expor a pele ao sol, em horários onde as temperaturas são mais elevadas, como entre 10h e 16h, deve ser evitado, pois os raios solares estimulam a atividade dos melanócitos (células responsáveis pela produção de melanina), resultando na intensidade e no surgimento das manchas escuras.

Os efeitos do sol na pele são cumulativos, ou seja, são resultados da sua vida inteira. Quanto mais a pessoa se expõe sem proteção aos raios UVA e UVB, maior a tendência em adquirir desde manchas, fotoenvelhecimento e, até mesmo, câncer de pele.

2) Proteja seu rosto e procure ambientes com sombra

Você não precisa deixar de lado as temporadas de praia, férias e descanso. Porém, deve estar atento à sua saúde e a da sua família durante os passeios ao ar livre. Procure sempre ambientes com sombra e use sempre (além do protetor solar) bonés, chapéus ou óculos para proteger seu rosto do sol.

3) Procure um dermatologista para o tratamento de melasma

Procure sempre um dermatologista de confiança para cuidar da saúde da sua pele. No verão, a dica é sempre prevenir, porém, se você perceber o surgimento do melasma, faça uma avaliação médica para iniciar o tratamento mais adequado, podendo ser tópico ou a laser. É sempre importante lembrar que o melasma não tem cura, mas tem tratamento. Procure um especialista!

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Fale comigo pelo WhatsApp!
Powered by