Estou atuando em grupo multinacional na pesquisa junto a usuários excessivos de computadores e os efeitos na pele. Há vários efeitos. Um deles é a Hiperpigmentação periorbitaria , popular olheiras, que tem conexão com uso excessivo, assim como a rosácea.
Nas últimas décadas, um grande número de pesquisas científicas examinou os aspectos qualitativos e quantitativos do sono e, posteriormente, estabeleceu uma conexão bem documentada de privação de sono e computerholics, “ viciados em informática” . A foto mostra um dos próprios médicos participantes do estudo, viciado em jogos de computador, adicionada as horas de uso profissional . Observa-se olheiras e início de rosácea.
Em 2001, um estudo de coorte transversal foi realizado no Japão por Tazawa e Okada sobre sinais físicos associados à privação de sono e jogos de televisão excessivos, definidos como gastar mais de 1 hora diária para jogos de televisão. A pesquisa incluiu um total de 1.143 crianças em idade escolar, com idades entre 6 e 11 anos; seus pais também foram incluídos no estudo. De acordo com os resultados iniciais há relação direta entre as horas no computador e essas alterações de pele. O efeito pode ser tanto da radiação luminica direta quanto do efeito neuroendócrino e repercussões na pele desse efeito. Cabe aproveitar mais a natureza e largar de mão a tecnologia.