Agende sua consulta



Minoxidil não é uma droga nova e existe como anti-hipertensivo desde 1979. Aconteceu que os pacientes hipertensos que usavam notaram melhora no crescimento do cabelo, com fios mais fortes e crescimento mais vigoroso. Por isso, a partir dos anos 80, se começou o uso do Minoxidil em loções, com resultados positivos, mas discretos. Há pouco tempo, uma forma oral de baixa dose de minoxidil está se impondo com resultados melhores para queda de cabelo.
E é remédio barato.
Minoxidil em baixa dose é especialmente empolgante para as mulheres, pois há poucas opções orais excelentes para elas, (para homens, o dutasteride funciona muito).
Como anti-hipertensivo, o minoxidil é administrado na dose de 5 mg a 40 mg por dia. Essas doses produzem efeitos colaterais, como retenção de sódio e líquidos.
Publicações acadêmicas examinando seu uso em baixa dose para queda de cabelo cresceram nos últimos dois anos: havia 2 em 2019, e saltou para 17 em 2020 e 20 em 2021, com outras 16 publicadas até agora este ano ( PubMed ).
Indicações:
Afinamento muitos intensos em alopecia androgenetica
Miniaturização em geral
Eflúvio telógeno crônico
Alopecia fibrosante frontal

A perda de cabelo feminina é devastadora e tratamentos com minoxidil, capsaicina, vitaminas e outras formulações não proporcionam o crescimento considerável que as mulheres realmente querem ver. O m inoxidil oral ainda não é aprovado pela Food and Drug Administration (FDA, corresponde a ANVISA ) dos EUA para queda de cabelo, mas já demonstrou em estudos, que faz com que os cabelos cresçam como nenhuma outra medicação já conseguiu.
Como funciona?
Escrevendo no Dermatology World da Academia Americana de Dermatologia em janeiro 2022, o Professor Warren R. Heymann, MD, descreve: “mesmo após décadas de us,o a forma como minoxidil melhora a alopecia ainda não é completamente compreendido. (…) os efeitos vasodilatadores do minoxidil causam regulação positiva do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), aumentando o fluxo sanguíneo cutâneo com aumento resultante no fornecimento de oxigênio e fator de crescimento ao folículo piloso”. “O medicamento prolonga a fase anágena e encurta a fase telógena”, ( Heymann, chefe de dermatologia da Rowan University, Nova Jersey ).
Efeitos adversos
80 %dos pacientes que usam Minoxidil oral não tem nenhum efeito adverso.
20% tem, que são:
15% com Hipertricose
5% tonturas, retenção de líquidos, taquicardia, cefaléia.
2% acabam tendo de interromper por efeitos adversos (taquicardia).
Embora até mesmo cardiologistas já estejam usando para melhorar a sua alopecia, alguns cuidados de precaução se devem ter, ou seja: em alguns casos avaliação prévia com cardiologista, eletrocardiograma e uma boa historia clinica.
A hipertricose (excesso de fios tipo lanugem no rosto), se ocorrer, pode ser removida.
Os sintomas de intolerância ocorrem rápido e se observou que se não acontecerem nos prazos abaixo, não acontecerão mais.
Tonturas na 1ª semana
Cefaléia 2ª semana
Hipertricose 3º mês
Taquicardia ocorre no 1º dia, indicio para suspender

Não se pode sair correndo e usar isso em todos tipos de alopecia. Por exemplo, alopecia pós-parto ou da COVID tendem a resolver em prazos de 3 a 6 meses, sem necessidade de muita medicação. Outras alopecias podem ser devidas a alterações sistêmicas e devem ser investigadas sua causa: sífilis, medicações, patologias de tireoide, intoxicações por metais e solventes em fábricas, alimentação errada são causas comuns. Outros tipos de alopecia (areata ) são ligadas a mecanismos de autoimunidade, então essa medicação não resolve, mas já há novidades quase disponíveis.
Uma consulta com médicos com titulo de especialista via prova da Sociedade Brasileira de Dermatologia ou habilitados via CFM é o início. Não existe especialidade para ”especialista-em-cabelos”, são dermatologistas com habilitação via prova que tratam de alterações de cabelos, pois os cabelos fazem parte e estão ligados ao funcionamento dos sistemas corporais, hormônios, infecções, autoimunidade, estilo de vida, etc… .
Já estamos vendo muita gente usando em doses altas e associadas a outras medicações de modo completamente inadequado, irresponsável e nocivo a saúde podendo obter melhora nos cabelos as custas de prejuízo de outros sistemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *